Dermatologia e Saúde

  1. Home
  2. »
  3. Ceratose Actínica

Ceratose Actínica

A ceratose actínica, ou queratose solar, é uma lesão da pele que possui potencial para transformação em câncer de pele (carcinoma espinocelular), por isso pode ser considerada uma lesão pré-cancerígena.

É causada pela exposição solar, e é típica em indivíduos de pele mais clara. Acomete principalmente idosos, pois o dano solar se acumula ao longo do tempo, apesar de também ocorrer em indivíduos jovens. A lesão também é mais comum em homens.

Os locais típicos de desenvolver a ceratose actínica são as áreas do corpo expostas ao sol, como mãos, pescoço, face, couro cabeludo, ombros e antebraços. As lesões se apresentam, em geral, como uma lesão avermelhada e áspera, a qual podemos senti-las quando passamos a mão. Algumas delas podem formar uma crosta mais endurecida, simulando outras doenças. Geralmente as lesões são pequenas e múltiplas.

Uma outra forma de ceratose actínica é quando a lesão se desenvolve nos lábios, a chamada queilite actínica. Os lábios se tornam esbranquiçados e secos, apresentando também uma certa aspereza.

A lesão é diagnosticada pelo exame clínico, e pode ser auxiliada com a dermatoscopia, na qual apresenta alguns sinais típicos da doença. Caso haja dúvida quanto ao diagnostico, a biópsia pode confirmar.

Todos os tipos de ceratose actínica necessitam de tratamento, pelo potencial de transformação maligna. Pode ser realizado com medicamentos tópicos, ou associados a procedimentos para remoção, quando necessário.

Após o tratamento, é interessante realizar o acompanhamento com o médico quanto ao surgimento de novas lesões, e preveni-las com o uso do protetor solar.