Dermatologia e Saúde

  1. Home
  2. »
  3. Morféia

Morféia

A morfeia, também conhecida como esclerodermia localizada, é uma doença inflamatória de provável causa autoimune que faz com que surjam placas endurecidas na pele.

A lesão típica da morfeia na pele é uma placa amarelada (ou cor de marfim), endurecida (fazendo com que seja difícil formar pregas na pele acometida), com uma borda cor de lilás ao seu redor, que tem como local de preferência os membros inferiores. Na maior parte das vezes, a morfeia se limita à pele, mas pode se aprofundar para os músculos e ossos em casos mais raros.

São descritos vários subtipos de morfeia, sendo o principal o “em placa”, mas existindo também o “linear”, “em gotas”, “nodular” e, de acordo com alguns autores, uma manifestação posterior à fase de maior atividade da morfeia, conhecida como atrofodermia de Pasini e Pierini. Nesta última, são formados locais de atrofia, com coloração mais escura à pele ao redor, juntamente onde, antes, havia uma placa de morfeia.

O diagnóstico é feito, na maior parte das vezes, de forma clínica e a biópsia é realizada quando há dúvidas ou se quer determinar a profundidade de acometimento da doença.
O tratamento da morfeia é difícil na maior parte dos casos, sendo as alternativas clássicas o uso de corticoides locais, injetáveis, análogos da vitamina D e inibidores da calcineurina. Nos casos mais extensos, a fototerapia é uma opção, mas também com pouca atividade se houver acometimento profundo (além da pele) da doença. Além disso, nos pacientes com morfeia ativa e com crescimento progressivo, tratamentos orais com corticoides e outros imunossupressores são opções.