Dermatologia e Saúde

2. »
  3. Novos Medicamentos

Biológicos e Inibidores da JAK (iJAK)

Biológicos

Medicamentos biológicos ou imunobiológicos, são medicamentos produzidos ou extraídos a partir de organismos vivos, como células e bactérias. Os biológicos são normalmente administrados por via intravenosa ou subcutânea, pois por via oral, ou seja, se fossem ingeridos, seriam destruídos pelo sistema digestivo.

Desde a década de 1980, quando os primeiros medicamentos biológicos foram produzidos, eles têm ajudado a tratar doenças como câncer, diabetes, esclerose múltipla, ataque cardíaco, AVC e doenças inflamatórias como a artrite reumatoide.

Hoje tem função importantíssima na Dermatologia, sendo usados em doenças como psoríase, dermatite atópica, urticária crônica e outras. Eles estão presentes no tratamento de diversas doenças crônicas e auxiliando no controle da doença e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Embora pareçam medicamentos novos, os biológicos auxiliam no tratamento de doenças há algumas décadas, como foi dito anteriormente, desde os anos de 1980. A insulina humana pode ser considerada o primeiro biológico produzido por meio da cultura de bactérias.

A “estrutura” desses medicamentos podem ser anticorpos quer circulam pela corrente sanguínea, e se “ligam”, no próprio sangue, a substâncias importantes para o processo da doença, ou podem se ligar a essas substâncias quando elas estão nas membranas das células. Os biológicos, além de terem a estrutura de anticorpos, também podem ter a estrutura de receptores de anticorpos, como o medicamento Etanercepte.

Atualmente, a maioria dos medicamentos biológicos são feitos a partir de um clone de anticorpo humano, por isso são chamados de anticorpos monoclonais. São conhecidos como mAb, ou Monoclonal AntiBodies.

Exemplos de medicamentos Biológicos na Dermatologia:

Infliximabe
Ustequinumabe
Dupilumabe
Adalimumabe
Guselcumabe
Omalizumabe
Alefacepte
Secuquinumabe
Entre outros.
Etanercepte
Risanquizumabe

Na Dermatologia, os medicamentos biológicos são amplamente utilizados para o tratamento de doenças como:

Psoríase e Artrite Psoriásica
Hidradenite supurativa
Dermatite atópica
Entre outros.
Urticária
Secuquinumabe

Inibidores da JAK – IJAK

Muitas substâncias inflamatórias, entre elas, as chamadas citocinas, estão envolvidas na origem de várias doenças autoimune e inflamatórias, como a Dermatite atópica, alopecia areata, psoríase e muitas outras. Muitas dessas citocinas ligam-se a receptores da superfície celular e ativam as vias da inflamação dentro das células, através, por exemplo, das JAK. Essas ligações bloqueiam os sinais que o meio exterior da célula envia para o núcleo celular, impedindo assim, a manifestação de muitas doenças. Esse mecanismo representa um dos importantes mecanismos de transmissão de sinais intracelulares.

A Janus Kinase (JAK) é uma família de quatro proteínas, do tipo Tirosina Kinase, representadas pelas JAK 1, JAK 2, JAK 3 e a TIK 2. Essa via de sinalização JAK-STAT é extremamente importante para o sistema imunológico, especialmente para o sistema imune adaptativo, e para a hematopoiese.

Essa via de sinalização inclui a resposta inflamatória, a maturação de leucócitos, o reconhecimento de microrganismos, além da ativação de diversas citocinas.

O que são os inibidores da Janus Kinase?

Os inibidores da Janus Kinase são medicamentos administrados por via oral, sintéticos, do tipo pequenas moléculas, que são capazes de inibir a sinalização mediada por citocinas em células-alvo. Eles podem agir em várias JAK, como é o caso do Tofacitinibe, ou eles podem agir numa JAK específica, como é o caso do Upadacitinibe, seletivo para se ligar à JAK 1, e dessa maneira mediar a resposta inflamatória em diversas doenças.

Várias doenças dermatológicas têm citocinas inflamatórias envolvidas que se utilizam da via da Janus Kinase. Sua inibição representa um mecanismo importante para o tratamento dessas doenças.

Alguns exemplos de medicamentos inibidores das JAK na Dermatologia:

Baricitinibe: inibidor da Jak 1 e 2 para o tratamento da Dermatite atópica.

Upadacitinibe: inibidor da JAK também para o tratamento da Dermatite atópica.

Abrocitinibe: aprovado no exterior para o tratamento da Dermatite atópica.

Ruxolitinibe tópico: aprovado no exterior para o tratamento da Dermatite atópica e Vitiligo.

Delgocitinibe tópico: aprovado no exterior para o tratamento da Dermatite atópica e Eczema crônico das mãos.

Baricitinibe: aprovado no exterior para o tratamento da Alopecia areata.

Existem vários outros medicamentos inibidores da Jak sendo estudados e/ou aprovados para doenças tão importantes como o Vitiligo e a Psoríase.

Exemplo na psoríase:

Deucravacitinibe: aprovado no exterior para psoríase.Tofacitinibe: aprovado no exterior e no Brasil para atrite psoriásica.

Outras doenças dermatológicas que poderão ser tratadas num futuro próximo com inibidores da JAK:

Esclerodermia
Granuloma anular
Fasciíte eosinofílica;
Pioderma gangrenoso
Dermatoses neutrofílicas
Entre outras muitas doenças
Sarcoidose
Lúpus eritematoso

Os medicamentos biológicos e os inibidores da JAK, sem dúvida, representam um importante avanço no tratamento de doenças crônicas, em diversas áreas da medicina, como na Dermatologia.