O Prurigo nodular é uma doença da pele caracterizada pela presença de pápulas e nódulos com crosta central, distribuídos geralmente nos braços e nas pernas, podendo acometer também áreas do tronco. Um prurido (coceira) intenso está frequentemente associado ao quadro.

É comum também a presença de muitas escoriações, manchas e cicatrizes na pele afetada, demonstrando o prurido intenso associado à doença.

Ainda não se sabe ao certo a causa do prurigo nodular, podendo estar associado a diversas condições, como pele seca, doenças da tireóide, doenças sanguíneas, dermatite atópica entre outras. Os distúrbios psicológicos e o estresse emocional estão presentes na grande maioria dos casos.

O tratamento do prurido bem como o tratamento das lesões na pele são difíceis, e muitas vezes resistentes aos diversos esquemas terapêuticos instituídos. Geralmente é necessário uma abordagem medicamentosa com anti-inflamatórios potentes, ansiolíticos ou antidepressivos, fototerapia com UVB ou PUVA, além de psicoterapia, para conscientizar o paciente da necessidade de se bloquear o “ciclo” da coceira.


Voltar