Dermatologia e Saúde

  1. Home
  2. »
  3. Dermatomiosite

Dermatomiosite

A dermatomiosite é uma doença rara que afeta a pele e os músculos. É uma forma de miopatia inflamatória, uma classe de doenças musculares que resultam em fraqueza muscular, que pode ocorrer em crianças e adultos. A causa exata da dermatomiosite é desconhecida, mas acredita-se ser uma resposta autoimune, onde o sistema imunológico ataca erradamente os tecidos saudáveis do corpo. Fatores genéticos também podem desempenhar um papel na predisposição à doença.

As manifestações na pele dos pacientes podem contar com intensa coceira, manchas violáceas, avermelhadas ou arroxeadas em diferentes partes do corpo, como ao redor dos olhos, no colo, no joelho, no cotovelo e no dorso (colocar na parte de trás? utilizar termos mais leigos?) das mãos. Além disso, podem surgir pequenas pápulas (caroços), que tendem a se localizar nas mãos e, por vezes, acima de outras articulações.

Quanto à fraqueza muscular, os pacientes com dermatomiosite costumam se queixar de maior acometimento do que chamamos de “musculatura proximal”, ou seja, o grupo de músculos que se encontra perto do tronco, geralmente na região do quadril e do tórax/peitoral. Com essa musculatura afetada, os pacientes podem se queixar de dificuldade para subir escadas, levantar de cadeiras, pentear o cabelo, entre outras.

O diagnóstico da dermatomiosite é baseado em uma combinação da história do paciente, dos sinais clínicos observados no exame físico, testes de sangue de laboratório e pode contar também com testes de imagem e biópsia da pele e/ou do músculo.

Principalmente nos adultos, a dermatomiosite pode ser uma manifestação de alguma outra doença que o paciente pode ainda não conhecer e, por isso, a procura por um dermatologista ou reumatologista é importante.

O tratamento da dermatomiosite geralmente envolve a utilização de medicamentos imunossupressores para controlar a inflamação e prevenir danos nos músculos, além de outros medicamentos para controlar a doença. Fisioterapia e exercícios de fortalecimento podem ser recomendados para ajudar a manter a força muscular.